quarta-feira, janeiro 05, 2011

Xógum - A Gloriosa Saga do Japão de James Clavell



Xógum é um livro escrito por James Clavell em 1975 e se passa por volta de 1600.
O livro é marcado por fatores como Romance, Sexo, Coragem, Religião e Batalhas.
A versão mais antiga foi dividida em dois livros, cada um com mais ou menos 800 páginas.
A versão mais recente é reúnida em um livro só, com 1.039 páginas.

Sinopse:
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Xógum é uma fascinante saga sobre o universo místico dos samurais e das gueixas, numa trama ágil que une política, religião, guerra e romance.
Ambientado nos anos 1600, época das grandes navegações e das conquistas de novos mundos, o livro narra a trajetória do piloto inglês John Blackthorn. Depois de quase dois anos embarcado no navio Erasmus, ele aponta na costa de um Japão dividido diante da disputa pela posição de xógum, a mais importante autoridade militar do país.
Em meio a intrigas e traições, Blackthorne se aproxima do poderoso senhor feudal Toranaga, tomando parte em um intricado jogo de poder entre as forças conflitantes da época: daimios, samurais, jesuítas e comerciantes.
Com o tempo, uma estranha relação de confiança se estabelece entre os dois homens e uma paixão proibida nasce entre o inglês e sua intérprete, Mariko. Casada com um dos mais cruéis capitães do feudo, ela se vê dividida entre suas obrigações, suas crenças e seus sentimentos.
Tentando manter-se vivo apesar da hostilidade dos nativos, Blackthorne vai pouco a pouco se envolvendo com as tradições locais, enquanto o próprio Japão começa a perder sua identidade com a invasão dos jesuítas e a abertura ao mundo ocidental.
James Clavell conduz o leitor com notável habilidade narrativa ao longo desse emocionante épico que expõe as terríveis implicações por trás das palavras amor, poder, virtude e honra na milenar cultura japonesa.
O livro foi adaptado para uma minissérie de televisão em 1980 e é baseado em uma história real, só mudam alguns detalhes, como os nomes dos personagens.

O AUTOR E SUA OBRA

James Clavell nasceu em Sydney, Austrália, em 1924, mas educou-se na Inglaterra.
Seguindo a tradição militar da família, ingressou na Artilharia Real inglesa com apenas dezesseis anos e, a serviço do Exército, passou quatro anos no Extremo Oriente (Birmânia, Sri Lanka, índia, Malásia, Cingapura, Sumatra, Bornéu, Java) e depois na África.
Ao fim da guerra, James Clavell alcançava a patente de capitão e retomava os estudos na Universidade de Birmingham, que freqüentou em 1946 e 1947. Trabalhou como vendedor em Londres, antes de ingressar como produtor de programas na British Broadcasting Co. (BBC).
Entretanto, seu grande período de criação começa em 1953, quando se transfere para os Estados Unidos, naturalizando-se cidadão americano. A partir de então, alterna expressivos trabalhos tanto na literatura como no cinema, a tal ponto que se torna difícil classificá-lo separadamente numa ou noutra atividade.
Escreveu, para vários diretores, os roteiros dos filmes "A mosca da cabeça branca" ("The fly", 1958), "Watusi" (1958), "Fugindo do inferno" ("The great escape", 1963), "Inferno nos céus" ("633 Squadron", 1964) e "O mundo marcha para o fim" ("Satan Bug", 1964), onde ficaram evidentes suas qualidades de ficcionista e narrador. É também o caso do filme produzido em 1962 pela Columbia e dirigido por Bryan Forbes, com base em seu romance "King rat" ("O rei de um inferno").
Firmando posição e renome no meio cinematográfico, James Clavell escreveu, produziu e dirigiu cinco filmes, sendo o mais conhecido "Ao mestre com carinho" ("To sir, with love"), protagonizado por Sidney Poitier.
Independentemente de sua atividade no cinema, consagrou-se como grande escritor com "Tai Pan", o romance do Oriente, que também estava para ser filmado pela Metro, quando o projeto foi cancelado devido a uma crise na empresa. Esse livro foi citado durante muito tempo na lista dos best sellers do suplemento literário do "New York Times". O mesmo aconteceu com seu elogiadíssimo "Xógum", onde mais uma vez retorna ao cenário oriental que tão bem conheceu.

Baixar esse livro:


Xógum - A Gloriosa Saga do Japão.doc
http://www.4shared.com/document/J4y_LEDI/Xgum_-_A_Gloriosa_Saga_do_Japo.html

Xógum - A Gloriosa Saga do Japão.txt
http://www.4shared.com/document/tac3Syle/Xgum_-_A_Gloriosa_Saga_do_Japo.html